Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 10: 1-11)

E o Senhor disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles parará diante de ti (Josué 10:8).

Novos inimigos aparecem em cena. À frente deles está o rei de Jerusalém, Adoni-Zedeque (senhor da justiça). Que diferença entre este personagem e Melquisedeque (rei da justiça), rei de Salém (Gênesis 14:18-20)! Este abençoou Abraão, depois louvou ao Deus Altíssimo que entregou os inimigos nas mãos do patriarca. Em contraste, Adoni-Zedeque assumiu a liderança dos inimigos do povo de Abraão. Ele uniu seus aliados contra Gibeão que, por sua vez, chamou seu novo aliado.

Que infeliz resultado da infidelidade no capítulo 9! Vendo que o Senhor estava com eles, será que Israel precisava de algum outro apoio? Tais alianças somente conduzem ao perigo.

Mas, apesar de tudo, Deus ainda lhes concedeu a vitória. Israel saiu de Gilgal, o lugar da circuncisão e uma figura do julgamento da carne. A Epístola aos Colossenses nos ensina o pleno significado espiritual desse lugar. Como fomos mortos e ressuscitados com Cristo, então agora é nossa responsabilidade fazer morrer nossa natureza terrena (Colossenses 2:20; 3:1,5). O retorno a Gilgal, que corresponde a esse ato, é o grande segredo da vitória. A fim de conquistar algo, aqueles que lutam pela fé primeiramente têm de entender que em si mesmos não há forças. Só então estarão prontos para permitir que o comando venha de Deus. O próprio Senhor trava a guerra a partir dos céus a favor de Israel.

Anúncios

About jussarajuba

"Senhor me faça forte pra continuar, não me deixe fraquejar. Me guie onde eu for, me livre do perigo, do meu caminho afaste o inimigo!"
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s