TODO DIA COM PAZ

 

Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama (2 Pedro 2:21-22).

O cão, a porca e a ovelha

Os que insinuam que a vida eterna pode ser perdida usam o texto acima como respaldo a tal idéia. Recomendamos aos nossos leitores que estudem cuidadosamente os princípios bíblicos em várias epístolas e que não tomem versículos isolados do contexto no qual se inserem. Fica claro ao lermos 2 Pedro 2 que o assunto deste capítulo é a corrupção da cristandade, ou seja, os que usam o título de cristãos sem viver de acordo com os padrões bíblicos e sem possuir a vida de Deus em si. Pedro se refere aos que se infiltram nas congregações sem serem convertidos, ensinando doutrinas falsas e imorais.

A porca lavada por fora, sem qualquer modificação em sua natureza suína que logo volta à lama, é um retrato perfeito da cristandade. 2 Timóteo 3:4-5, Judas e Apocalipse mostram que a esmagadora maioria dos que hoje se dizem cristãos não entra no reino de Deus, mas caem em um estado pior que o paganismo. Como o cão retornando ao vômito, o homem secretamente tem prazer no mal, se não for transformado. Acabará revelando em público aquilo que é no interior.

Entretanto, o Espírito Santo jamais utiliza os termos “cão” e “porca” para designar os verdadeiros cristãos. Ele os chama de “ovelhas”. Uma porca ou um cão por mais limpos que estejam nunca foram ovelhas. Outras passagens nos mostram que há pessoas que se disfarçam de ovelhas e passam despercebidas (Mateus 7:15). Na verdade, são lobos cuja natureza perigosa (Atos 20:29) será exposta algum dia.

Anúncios

About jussarajuba

"Senhor me faça forte pra continuar, não me deixe fraquejar. Me guie onde eu for, me livre do perigo, do meu caminho afaste o inimigo!"
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s