Todo dia com Paz

O Senhor é varão de guerra (Êxodo 15:3).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 8:14-23)

E sucedeu que, vendo-o o rei de Ai, ele e todo o seu povo se apressaram, e se levantaram de madrugada, e os homens da cidade saíram ao encontro de Israel ao combate, ao tempo determinado, defronte das campinas; porém ele não sabia que se achava uma emboscada contra ele atrás da cidade.

Josué, pois, e todo o Israel se houveram como feridos diante deles, e fugiram pelo caminho do deserto.

Por isso todo o povo, que estava na cidade, foi convocado para os seguir; e seguiram a Josué e foram afastados da cidade.

E nem um só homem ficou em Ai, nem em Betel, que não saísse após Israel; e deixaram a cidade aberta, e seguiram a Israel.

18
Então o Senhor disse a Josué: Estende a lança que tens na tua mão, para Ai, porque a darei na tua mão. E Josué estendeu a lança, que estava na sua mão, para a cidade.

19
Então a emboscada se levantou apressadamente do seu lugar, e, estendendo ele a sua mão, correram e entraram na cidade, e a tomaram; e apressando-se, puseram fogo na cidade.

20
E virando-se os homens de Ai para trás, olharam, e eis que a fumaça da cidade subia ao céu, e não puderam fugir nem para uma parte nem para outra, porque o povo, que fugia para o deserto, se tornou contra os que os seguiam.

21
E vendo Josué e todo o Israel que a emboscada tomara a cidade, e que a fumaça da cidade subia, voltaram, e feriram os homens de Ai.

22
Também aqueles da cidade lhes saíram ao encontro, e assim ficaram no meio dos israelitas, uns de uma, e outros de outra parte; e feriram-nos, até que nenhum deles sobreviveu nem escapou.

23
Porém ao rei de Ai tomaram vivo, e o trouxeram a Josué.

 “Então, que farás ao teu grande nome?”, Josué perguntou (7:9). Agora que o pecado foi removido e Israel está buscando a Deus, Ele responde dando-lhes a vitória. O homem que conquistou essa vitória e cujo nome é repetido muitas vezes em nosso relato é Josué, que novamente representa Cristo liderando Seu povo nas batalhas. Por meio de sua lança apontada para a cidade, conforme a ordem do Senhor, Josué demonstra quem está no comando e nos lembra que existe uma estratégia, um plano que somente ele conhecia. Isso é exatamente o que o Senhor Jesus é para nós! Ele sabe que papel cada um dos soldados tem a desempenhar, pois os coloca em seus postos e lhes dá o sinal para cada movimento. Ao olhar para Cristo, assim como o soldado olha para o estandarte de seu líder, saberemos o que fazer, e nossa coragem será fortalecida. Não esqueçamos que não batalhamos sozinhos; temos irmãos e irmãs que enfrentam a mesma batalha. No entanto, nosso conflito não é como os do tempo de Josué: públicos, gloriosos e espetaculares. Via de regra, nossas vitórias são obtidas de joelhos em nosso quarto; e a única testemunha é o próprio Senhor

Anúncios

About jussarajuba

"Senhor me faça forte pra continuar, não me deixe fraquejar. Me guie onde eu for, me livre do perigo, do meu caminho afaste o inimigo!"
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s