REMORSO E ARREPENDIMENTO

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú… que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou (Hebreus 12:16-17).

Remorso e arrependimento

A história de Esaú, o irmão gêmeo do patriarca Jacó, nos ensina que é fatal sentir remorso pelos pecados cometidos, sem nunca chegar ao arrependimento genuíno diante de Deus. Esaú desprezou seu direito de primogenitura, privilégio concedido por Deus, e o vendeu a seu irmão por um mero prato de lentilhas.

Quando Jacó enganou seu pai e tirou de Esaú a bênção associada à primogenitura, este chorou amargamente sua perda, esquecendo que fora ele mesmo quem a vendera a Jacó. A atitude de Jacó foi indubitavel­mente perversa e, como conseqüência, o próprio Deus o disciplinou. No entanto, Esaú é chamado de “profano” por jamais ter se arrependido.

O remorso está ligado aos resultados do erro cometido. A pessoa lamenta: “Ah, se eu não tivesse…!” O arrependimento, por sua vez, vai direto à origem e leva à confissão do pecado diante de Deus e à conversão.

Esaú procurou a bênção com lágrimas, porém nunca encontrou lugar de arrependimento. Gênesis 27:34-36 deixa isso bem claro: ele lamentou a perda, mas nunca pronunciou uma única palavra sobre a afronta que fizera a Deus.

O caso do filho pródigo de Lucas 15 foi inteiramente diferente. Ele retornou e confessou a seu pai: “Pai, pequei contra o céu e perante ti”. Ele não reclamou sobre o dinheiro que desperdiçara e a reputação arruinada. Ele simplesmente confessou seu pecado.

Muitos hoje se parecem com Esaú. Buscam o paraíso sem o arrependimento, porém, isso é algo que Deus jamais aceitará.

Anúncios

About jussarajuba

"Senhor me faça forte pra continuar, não me deixe fraquejar. Me guie onde eu for, me livre do perigo, do meu caminho afaste o inimigo!"
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s